Curso WISC IV em Campinas no dia 15 de agosto na LLAP

A Escala Wechsler de Inteligência para Crianças – WISC IV é uma avaliação de inteligência que dá suporte nas tomadas de decisões dos profissionais. A aplicação é individual e pode ser feita de 6 anos até os 16.

Convite Curso Wisc IV

A LLAP Campinas oferece o Curso WISC IV, aplicação, pontuação, correção e interpretação no dia 15 de agosto. Ministrante: Professor Fernando Pessoto, Doutorando e Mestre em Psicologia pela USF.

Para mais informações, entre em contato no e-mail llap@llapcampinas.com.br

Stress infantil

O termo estresse vem da física, onde designa tensão, desgaste. O estresse pode ser causado por vários fatores como a ansiedade e até a depressão.

As crianças tem demostrado características de stress cada vez mais cedo, por conta de várias atribuições que passam a ter na vida, começando em casa e na escola. Não existe um jeito efetivo de proteger as crianças do stress do dia a dia, mas deve-se trabalhar o “como lidar” com as situações da melhor forma possível.

Como lidar com o stress infantil?

A Pearson Clinical – Casa do Psicólogo tem em seu catálogo de produtos o Kit Guerra ao Stress para ajudar no dia a dia.

Guerra ao stress - Kit
O jogo tem como objetivo ensinar a criança a conhecer o stress, as situações que causam o stress e estratégias para controlar e lidar bem com ele no dia a dia. O jogo é recomendado a partir dos 7 anos de idade.
Para comprar o seu ou saber mais, acesse: http://migre.me/kunBk

WISC-IV na Prática Clínica: 18 e 19 de julho em BH

post

Nos dias 18 e 19 de julho, os professores Leandro Malloy-Diniz e Laiss Bertola estarão em Belo Horizonte falando sobre o WISC-IV na Prática Clínica.

O conceito de inteligência, sua mensuração e aplicações clínicas. O WISC-IV: fundamentação teórica, estrutura, aplicação, correção e interpretação. Demostrações práticas e discussão de casos. Condições especiais de aplicação.

A carga horária desse curso é de 16 horas e serão emitidos certificados pela UFMG aos participantes. O valor das inscrições para profissionais é de R$950 e para estudantes, R$750.

Local: Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais

Para mais informações: www.cursoseeventos.ufmg.br

As Pirâmides coloridas de Pfister

 download (3)

A personalidade é um conjunto de características psicológicas, que juntas determinam os padrões dos pensamentos, sentimentos e das ações de uma pessoa.

Na Pearson, você encontra o instrumento “As Pirâmides coloridas de Pfister”, para ajudar a avaliar os aspectos da personalidade.

Com o método projetivo, criado por Max Pfister, é possível avaliar aspectos da personalidade, destacando, a dinâmica afetiva e indicadores relativos às habilidades cognitivas do indivíduo.

Pfister não se baseou apenas na relação entre cores e emoção para desenvolver sua técnica, mas também da forma geométrica de uma pirâmide, para compôr de variadas configurações, que propiciam uma melhor expressão da dinâmica emocional e o nível de estruturação da personalidade.

Para comprar ou saber mais, acesse o nosso site: http://migre.me/jKnLR

 

III Congresso Brasileiro de Terapia Cognitiva da Infância e Adolescência

 

download

 

Curitiba receberá nos dias 6 a 8 de novembro, o III Congresso Brasileiro de Terapia Cognitiva da Infância e Adolescência. O evento acontecerá no centro de eventos do Hotel Pestana.

A Terapia Cognitiva é um tipo específico de psicoterapia que enfatiza a importância dos processos cognitivos na compreensão e no tratamento de transtornos mentais. O CONCRIAD surgiu da necessidade de um fórum específico para tratar do assunto na Infância e Adolescência.

O III CONCRIAD traz muitos palestrantes nacionais e internacionais, entre eles você confere as palestras de Angela Alfano, Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio De Janeiro, Marina Gusmão Caminha, Especialista em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais e Coordenadora do Ambulatório de TCC da Infância e Adolescência e também do Psicólogo e Mestre em Psicologia Social e da Personalidade, Renato Caminha.

O Congresso contará com conferências, mesas redondas, temas livres, entre outras atividades.

 Onde: HOTEL PESTANA – Rua Comendador Araújo, 499 – Curitiba

Para mais informações, acesse: http://www.concriad.com.br

 

IV Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão

IV CBP

 

De 19 a 23 de novembro de 2014, acontecerá na UNINOVE – Campus Memorial, o IV Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. A abertura, no dia 19, vai acontecer no Anhembi Parque, em Santana.

 O evento será um espaço para o diálogo da diversidade da Psicologia no Brasil; para o encontro da ciência e da profissão, que permite que haja uma contribuição significativa na produção dos saberes e fazeres da Psicologia; além de ser importante para o desenvolvimento da identidade dos psicólogos.

É uma possibilidade para que todas as questões, abordagens e construções da Psicologia se apresentem e possam ser divulgadas e debatidas

 No dia 19 acontecerá apenas a cerimônia de abertura e as atividades  como mini cursos, mesas redondas, simpósios, conferências, debates e pôsteres, serão distribuídas entre os dias 20, 21, 22 e 23.

 Informações e Inscrições:

www.cienciaeprofissao.com.br

XI Congresso Brasileiro de Terapia Familiar

home

Acontecerá, de 20 a 24 de julho, em São Paulo, o XI Congresso Brasileiro de Terapia Familiar, com o tema “Família e Terapia Familiar: Expandindo Horizontes”

Este ano, a ABRATEF – Associação Brasileira de Terapia Familiar, comemora 20 anos e fica feliz em receber todos os interessados em trabalhar e refletir sobre a família brasileira com seus desafios, dificuldades e atualidades. Instituição formada por terapeutas de família, que sabem da importância desse evento confraternizador que abre espaço a todos os interessados em conhecer um pouco de sua prática, de seus pensamentos e de sua busca incessante de superar desafios.

Os eixos temáticos foram escolhidos cuidadosamente pela Comissão Organizadora, buscando ativamente criar espaços para os terapeutas e interessados em família mostrarem os trabalhos que vêm realizando e poderem, juntos, refletir e dialogar sobre os valores, a ética, as demandas atuais e a importância das redes sociais no trabalho com famílias.

A expectativa é de que cada um leve sua experiência, para somar ao saber coletivo que mantém a ABRATEF.

Para ler na íntegra as colocações de Marcos Naime Pontes, presidente da ABRATEF e para mais informações cesse o site:

http://migre.me/jr5mg

Instrumentos de avaliação psicopedagógica

eavap-ef

Ao processo pelo qual as habilidades, competências, conhecimentos, comportamento ou valores são adquiridos ou modificados, dá-se o nome Aprendizagem. É obtida através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais, é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente. Assim, o professor é co-autor do processo de aprendizagem dos alunos, sendo o conhecimento, construído e reconstruído continuamente.

Para certificar ou descartar hipóteses levantadas em sala de aula, através do convívio professor/aluno, e por acompanhar o aprendizado diário, existem algumas ferramentas que podem auxiliar o professor ou psicopedagogo.

Na Pearson você encontra diversos instrumentos para avaliação psicopedagógica/de aprendizagem. Confira alguns exemplos abaixo:

CONFIAS

“CONFIAS” é um instrumento que tem como objetivo, avaliar a consciência fonológica de forma abrangente e sequencial. Sua utilização possibilita a investigação das capacidades fonológicas, considerando a relação com a hipótese da escrita e contribui para a prática na alfabetização. Instrumentaliza profissionais de diferentes áreas tais como fonoaudiólogos, psicopedagogos, psicólogos e educadores, podendo também subsidiar pesquisas acadêmicas na área da linguagem, da psicologia cognitiva e da educação. Faixa etária: a partir de 4 anos de idade. Kit composto por: 1 manual, 5 cadernos de aplicação, 1 bloco de folha de respostas (25 fls) e 6 pranchas.

EAME-IJ

A “Escala para Avaliação da Motivação Escolar Infantojuvenil” – EAME-IJ, fornece três tipos de medidas: uma relacionada à motivação escolar intrínseca, outra à extrínseca e a terceira relacionada à motivação escolar geral. Indicada para crianças e adolescentes de 8 a 11 anos, a aplicação pode ser individual ou coletiva, leva aproximadamente 10 minutos e sua utilização é dirigida a profissionais da área educacional. Kit composto por: 1 manual técnico, 1 bloco de folhas de aplicação (25 fls) , 1 crivo

EAVAP-EF

“EAVAP-EF”, Escala de avaliação das estratégias de aprendizagem para o ensino fundamental, avalia as estratégias cognitivas de aprendizagem, relatadas por alunos do ensino fundamental. Pode ser empregada no diagnóstico psicoeducacional de crianças do ensino fundamental ou de pessoas do mesmo nível de escolaridade que demonstram dificuldades para estudar e aprender. É de fácil manipulação por parte do aplicador e de fácil entendimento por parte dos avaliados. Kit composto por: 1 manual, 1 bloco de folha de resposta (c/ 25 fls), 1 crivo de correção.

 Todos esses produtos, você encontra em um de nossos distribuidores.

http://migre.me/jnD0a