Você sabe o que é TDAH?

tdah

O TDAH é um transtorno muito comum de não ser tratado adequadamente, pois muitos educadores e pais não conhecem seus sintomas e acaba passando “desapercebido”. Segundo a ABDA, em mais da metade dos casos, o transtorno acompanha a pessoa até a fase adulta, embora com sintomas mais amenos.

Alguns dos sintomas citados pela Associação Brasileira do Déficit de Atenção são a desatenção e a hiperatividade: dificuldade na escola e no relacionamento com outras crianças, pais e professores. Nos adultos, o TDAH é caracterizado por desatenção no cotidiano, no trabalho e problemas de memória.

Para ler a matéria completa, acesse: http://goo.gl/BEpxwI

27 de agosto é Dia do Psicólogo

AF CDP-011_DIA-DO-PSICÓLOGO-BANNER-DESTAQUE-L01

Neste 27 de agosto, a Psicologia completa 52 anos de profissão regulamentada no Brasil, através da Lei nº4.119/62.

Hoje é uma data muito importante para a Pearson Clinical – Casa do Psicólogo! É dia de parabenizarmos vocês: profissionais que nos inspiram a continuar trabalhando em produtos e soluções para otimizar e complementar o dia a dia de vocês.

Parabéns, psicólogos!

Lançamento: As Pirâmides Coloridas de Pfister versão para crianças e adolescentes

Lançamos o Pfister Infantil no começo da semana e hoje você confere um texto da autora do teste falando mais sobre o instrumento:

AF LANÇAM PFISTER_INF_POSTS REDES

O teste de Pfister: versão para crianças e adolescentes

Por Anna Elisa de Villemor-Amaral

Dispor de diferentes técnicas de avaliação psicológica é importante na medida em que cada uma, com suas peculiaridades quanto à tarefa e ao tipo de estímulo apresentado, demandam habilidades e produzem reações diferentes nas pessoas. No processo de avaliação psicológica, poder lançar mão de mais de um tipo de técnica permitirá ao psicólogo observar seu cliente de modo diversificado, sob perspectivas que se complementam e enriquecem os resultados da avaliação.

No caso do teste das Pirâmides Coloridas de Pfister (TPC) o estímulo principal é o conjunto de cores, apresentadas de modo nada estruturado – muitos quadrículos coloridos dispersos sobre a mesa – e a tarefa é relativamente fácil, não exigindo habilidades de expressão verbal nem de grafismo. O foco principal da avaliação é a dinâmica emocional da pessoa avaliada, ou seja, a maneira própria de reagir aos estímulos que mobilizam emoções e o controle que se tem sobre a expressão emocional. Portanto, observa-se por meio dos resultados, o nível de maturidade emocional e, até certo ponto, maturidade cognitiva.

O trabalho é simples – consiste em preencher o esquema de uma pirâmide usando os quadrículos coloridos espalhados à sua frente. Nada mais singelo, lúdico e pouco angustiante, quando comparado a técnicas que envolvem tarefas mais ambíguas e complexas.

Tendo sido já há algum tempo publicado os dados normativos mais recentes para uso com adultos, agora se apresentam os estudos e tabelas elaborados visando as idades de 6 à 14 anos. Isso propicia o uso do TPC para essa faixa etária, ampliando a variedade e possiblidade de escolha dos psicólogos que poderão melhor adequar os procedimentos de avaliação conforme as necessidades de cada caso.

Para saber mais ou comprar o seu, acesse: http://www.casadopsicologo.net/pfisterinfantil/

 

Lançamento: Escala de Avaliação da Motivação para Aprender de Alunos do Ensino Fundamental

A Pearson traz mais uma novidade para você! Já está disponível o novo instrumento para o contexto educacional, EMA-EF. Confira o texto das autoras contando mais sobre o teste:

AF-CDP-006_EMA-EF-POST-FACEBOOK-E-BLOG

Por Acácia Angeli dos Santos e Evely Boruchovitch

A motivação para aprender é um tema que vem recebendo atenção crescente de pesquisadores, nos dias de hoje.  É considerada um dos fatores mais relevantes para a promoção da aprendizagem de qualidade, em qualquer etapa da escolarização formal. Com o intuito de suprir a carência de instrumentos para mensurar a motivação para aprender, no Brasil,  o Manual da Escala de Avaliação da Motivação para Aprender de Alunos do Ensino Fundamental (EMA-EF) apresenta   e relata a história de construção de um instrumento psicológico, desenvolvido por Neves e Boruchovitch (2004) para avaliação da motivação, no contexto escolar, bem como oferece  instruções para a sua aplicação e apuração. Provê ao psicólogo um recurso de diagnóstico psicoeducacional valioso, válido e confiável para a identificação do perfil motivacional de estudantes do ensino fundamental, já que a escala permite caracterizar o tipo predominante de motivação do estudante em situações de aprendizagem formal.  O Manual é acompanhado de outra obra de autoria de Boruchovitch, Santos e Neves (2014)  que o aprofunda e o completa, apresentando estudos psicométricos e dados normativos da escala realizados em uma amostra de mais de mil estudantes. A segunda obra contém ainda  dois casos ilustrativos que auxiliam o leitor no entendimento do procedimento interpretativo como um todo, bem como sugestões para auxiliar a atuação de profissionais, não só na intervenção em razão do perfil motivacional identificado, mas também no desenvolvimento de propostas educativas de enfoque preventivo em direção à promoção da motivação ideal para aprender, no contexto escolar.

Para comprar o seu ou saber mais, acesse: http://www.casadopsicologo.net/emaef/

Novidade! Teste de Atenção Concentrada – 3ª Edição

O mês de agosto é de grandes lançamentos na Pearson! Preparamos muitas novidades e a primeira que vamos falar aqui no Blog é o TEACO – 3ª Edição.

AF-CDP-008_LANÇAMENTO-TEACO-POST-FACEBOOK-E-BLOG

O Teste de Atenção Concentrada (TEACO) é um teste já conhecido para quem trabalha com a Pearson – Casa do Psicólogo. Em sua 3ª Edição, o TEACO-FF traz como novidade sua norma ampliada com 3034 aplicações, abrange mais estados e uma faixa etária maior.

O que é o TEACO?

Recebemos diariamente milhares de informações e precisamos saber filtrá-las para definir quais são as relevantes e quais podem ser desconsideradas, como no trânsito, que devemos focar a atenção em vários estímulos.

O TEACO-FF avalia de forma simples e rápida, a capacidade de uma pessoa em selecionar apenas uma fonte de dados diante de vários estímulos distratores em um tempo pré-determinado.

Este teste pode ser aplicado em pessoas que procuram avaliação psicológica pericial para CNH e também para a população em geral, como áreas de recrutamento e seleção, avaliação para porte de arma e outras em que precisa-se avaliar a atenção concentrada.

Para saber mais, acesse: http://www.casadopsicologo.net/teaco/

 

 

Prepare-se para as novidades que a Pearson está preparando.

AF-CDP-005_VEM-AI-BANNER-DESTAQUE (1)

Nos próximos meses, a Pearson vai dar o que falar. Preparamos muitas novidades para você, começando já no mês de agosto!

– Pfister Infantil
– BFP Online
– EMA-EF
– TEACO-FF – 3ª Edição.

Fique ligado!

Curso WISC IV em Campinas no dia 15 de agosto na LLAP

A Escala Wechsler de Inteligência para Crianças – WISC IV é uma avaliação de inteligência que dá suporte nas tomadas de decisões dos profissionais. A aplicação é individual e pode ser feita de 6 anos até os 16.

Convite Curso Wisc IV

A LLAP Campinas oferece o Curso WISC IV, aplicação, pontuação, correção e interpretação no dia 15 de agosto. Ministrante: Professor Fernando Pessoto, Doutorando e Mestre em Psicologia pela USF.

Para mais informações, entre em contato no e-mail llap@llapcampinas.com.br

Stress infantil

O termo estresse vem da física, onde designa tensão, desgaste. O estresse pode ser causado por vários fatores como a ansiedade e até a depressão.

As crianças tem demostrado características de stress cada vez mais cedo, por conta de várias atribuições que passam a ter na vida, começando em casa e na escola. Não existe um jeito efetivo de proteger as crianças do stress do dia a dia, mas deve-se trabalhar o “como lidar” com as situações da melhor forma possível.

Como lidar com o stress infantil?

A Pearson Clinical – Casa do Psicólogo tem em seu catálogo de produtos o Kit Guerra ao Stress para ajudar no dia a dia.

Guerra ao stress - Kit
O jogo tem como objetivo ensinar a criança a conhecer o stress, as situações que causam o stress e estratégias para controlar e lidar bem com ele no dia a dia. O jogo é recomendado a partir dos 7 anos de idade.
Para comprar o seu ou saber mais, acesse: http://migre.me/kunBk